Combate à Dengue: 450 voluntários visitarão as residências em União da Vitória

A orientação é que os moradores recebam os fiscais, para que estes possam inspecionar e eliminar possíveis criadouros do mosquito

·
Atualizado há 9 anos

Além do trabalho rotineiro de combate a dengue, a administração municipal de União da Vitória promove uma força tarefa, neste sábado, 23, com o objetivo de evitar a propagação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.  Trata-se do Dia D Combate à Dengue.

De acordo com um dos organizadores do evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Cieslak, cerca de 450 voluntários visitarão as residências, a partir das 8h30. “É uma parceria entre todas as secretarias municipais, principalmente, Saúde/Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Obras, Educação e Assistência Social, inclusive com o apoio do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado”, informa.

A orientação é que, os moradores recebam os voluntários, os quais estarão identificados com crachás do Dia D Combate à Dengue, para que estes possam inspecionar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, como vasos, pneus velhos ou quaisquer outros recipientes.

Conforme Cieslak, o combate à dengue é um trabalho permanente e, é fundamental conscientizar a população que seu envolvimento no controle do mosquito transmissor, é primordial para evitar a doença e sua propagação.

Cuidados para evitar a dengue:

– Não deixe nenhum recipiente com água parada;

– Verifique se as caixas d’água estão bem vedadas;

– Trate piscinas com cloro e limpe-as uma vez por semana;

– Lugar de lixo é no lixo: copos, garrafas, latas vazias, devem ser colocadas na lixeira, dentro de saco plástico bem fechado. Não jogue lixo em terrenos baldios;
– Mantenha as calhas para água da chuva desentupidas;

– Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas;

– Remova regularmente a água acumulada em folhas de plantas como Bromélias;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;

– Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.