Comunidade debate a criação de um Comitê da Saúde Mental em Mallet

·
Atualizado há 9 anos

mallet-saudemental-encontro
(Foto: Assessoria).

Na quinta-feira, 8, a comunidade malletense deu início ao debate para implantar um Comitê de Saúde Mental no município. O evento aconteceu no seminário da Igreja Sagrado Coração de Jesus e contou com a participação de mais de 100 pessoas. A iniciativa é da equipe da secretaria municipal de Saúde.

Mallet já possui um programa de Saúde Mental, coordenado pela psicóloga Denize Teixeira. “O programa de Saúde Mental na atenção básica não conta com recursos federais ou estaduais. O município de Mallet é um dos poucos que por iniciativa da gestão municipal cede um espaço e incentiva a realização das atividades. A formação do comitê será mais uma conquista para a população”, observa a coordenadora.

O evento teve a palestra da psicóloga e técnica da coordenação de Proteção Social da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Larissa Yamaguchi. Ela ressaltou necessidade de sensibilizar a sociedade e o poder público para a realização de boas práticas em saúde mental. Ela reiterou também a importância da união dos diversos setores, a exemplo da Saúde, Educação e Assistência Social, para a concretização de um trabalho mais qualificado e proveitoso.

O prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida destacou a importância do trabalho já desenvolvido no município. “As ações do programa de Saúde Mental são muito importantes porque proporcionam mais qualidade de vida aos usuários. Mallet também é referência no Paraná com a implantação das primeiras Casas Acolhedoras do estado, um projeto desenvolvido por meio de parceria entre os governos Federal e Estadual”, frisou o prefeito.

“Este evento foi o primeiro passo para que possamos constituir o comitê. Agradeço a todos que participaram e que estão se mobilizando para que o comitê se torne uma realidade em Mallet”, finalizou Denize.