CONTRA A GRIPE: Amanhã é dia ‘D’ da campanha, em todo País

Na primeira semana da campanha contra gripe, 4,7 milhões de pessoas foram vacinadas no Brasil. No Vale do Iguaçu, postos abrem neste sábado o dia todo

·
Atualizado há 6 anos

O primeiro balanço de vacinação da campanha de influenza mostra que, até 27 de abril, cerca de 4,7 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o País. Esse total considera o público estimado de pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. Neste sábado, acontece o dia ‘D’ de mobilização, quando os 65 mil postos de vacinação de todos os estados ficarão abertos para intensificar a vacinação.

A expetativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho. Dessas, 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Nesta primeira semana de vacinação, 9% (3,9 milhões) dessa população receberam a vacina contra gripe. O estado com maior cobertura vacinal até o momento é Goiás, que vacinou 53,8% da população estimada.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

Estados e Vale do Iguaçu

No Paraná, por exemplo, toda o suporte para a realização do dia ‘D’ está pronto. A campanha acontece em todos os 399 municípios do Estado. Na edição de 2017, o Paraná bateu a meta de vacinação, imunizando 2,7 milhões de paranaenses.

Na página da Agência Estadual de Notícias, o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que neste sábado todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar os locais de vacinação, principalmente aqueles com dificuldade de acesso durante a semana. “O Dia D é uma grande oportunidade de mobilização e do alcance da meta de completar 90% de cobertura vacinal do público prioritário. Chamamos todos os paranaenses que reservem um espaço no sábado e compareçam para se proteger”, afirmou. “Em média, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será sua eficácia, principalmente no período de baixas temperaturas”, completou.

No Vale do Iguaçu, todos os postos de saúde ficaram abertos amanhã. A ideia é atender especialmente quem não tem como visitar uma unidade no dia de semana e pontualmente nas duas cidades, receber especialmente as gestantes, grupo prioritário que historicamente, tem o menor índice de participação na campanha.