Dia do Desafio: Porto União vence o sedentarismo

·
Atualizado há 8 anos

DiaXdoXDesafioX-XCosmos
(Foto: Assessoria).

Porto União participou de mais uma edição do Dia do Desafio. Um movimento mundial que incentivo a prática de atividades físicas, em prol da saúde com um ingrediente a mais: o desafio contra uma cidade de qualquer lugar do mundo. Nesse ano Porto União competiu mais uma vez com uma cidade da Venezuela: Ortiz. O resultado saiu nessa segunda-feira, 30, que garantiu a vitória da cidade brasileira com 71,90% contra 20,98% de Ortiz.

No total foram 24.080 participações de Porto União, onde as pessoas praticaram algum tipo de atividade física como: caminhada, corrida, pedalada, zumba, futebol, vôlei, academia, gincanas, brincadeiras, alongamento.

Desde o primeiro minuto de quarta-feira, a movimentação já teve início no centro da cidade, com a realização da Corrida da Meia Noite. Neste ano mobilizando 300 corredores profissionais e amadores, além deles, os ciclistas fizeram a Pedalada do Desafio, onde mais de 50 pessoas percorreram 50 quilômetros de pedal durante a madrugada. No decorrer do dia várias atividades foram realizadas algumas delas promovidas pelo Departamento Municipal de Esportes e Senac, com a participação do Corpo de Bombeiros, 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Polícia Militar, escolas, órgãos públicos, instituições, associações, estabelecimento comerciais e academias.

Para o Prefeito Anízio de Souza o momento foi de muita empolgação. “É uma maneira de incentivarmos a prática das atividades físicas na nossa cidade. Temos aqui uma boa infraestrutura esportiva para a população e vemos com isso um grande aumento de “novos atletas” em Porto União”, disse.

Histórico

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA International Sport and Culture Association e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.