ESF de São Pascoal realiza agendamento de consultas

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A Secretaria Municipal de Saúde de Irineópolis implantou o agendamento por acolhimento e classificação de risco no Posto de Saúde de São Pascoal. A medida busca acabar com as filas de retirada de fichas.

A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de São Pascoal, Aline Riske, explica que a classificação de risco é usada para organizar o atendimento de acordo com as prioridades e horário de agendamento, não por ordem de chegada. “O agendamento pode ser feito para até 15 dias, conforme o caso.  O acolhimento será realizado por toda a equipe da unidade de saúde, acabando com filas e programando as consultas”, comenta a enfermeira responsável pela elaboração do projeto aprovado pela secretaria de saúde e implantado na comunidade.

“Este novo modelo vem para facilitar o atendimento, evitando que o paciente saia de sua casa de madrugada para conseguir atendimento médico. Esta é mais uma ação da secretaria de saúde planejada em equipe com muita seriedade e responsabilidade para um único beneficiado: a população”, comenta a secretária de Saúde, Giseli Kempinski, destacando que agora o agendamento também pode ser realizado por telefone e em casos de urgência os pacientes devem procurar a unidade de saúde para serem avaliados por profissional especializado.

Há várias maneiras de fazer agendamento: Os moradores de São Pascoal podem ir até a unidade de saúde em qualquer dia e horário para marcar a consulta, ou ligar para 47 3032 0754 e agendar por telefone. Outra opção é solicitar o agendamento durante visita do agente comunitário de saúde que atende na localidade.

“É importante lembrar que o agendamento da consulta deve ser feito antes de acabar a medicação do paciente. Serão retiradas fichas diariamente no caso de emergências, que passarão por avaliação da enfermagem para verificar a classificação”, destaca Aline.