Irineópolis aplica 29,70% de recursos próprios em saúde

·
Atualizado há 10 anos

saude-reproducaoIrineópolis está acima da média nacional no percentual de recursos próprios per capita aplicados em saúde. Os números foram divulgados por um dos indicadores do portal de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontam que o município aplica 29,70% de tudo que arrecada em saúde, no acumulado do ano. Isso representa um valor total de R$ 36,54 mensais aplicados por habitante em saúde. Destaque no Planalto Norte, Irineópolis está entre os municípios que mais investe em saúde na região. O sistema demonstrativo criado pelo SUS detalha o cálculo do percentual aplicado em saúde pelos municípios.

Os indicadores criados pelo SUS são medidas que expressam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização, gerando informações úteis à tomada de decisão. O cálculo de porcentagem de recursos próprios aplicados em saúde é realizado de acordo com as instruções do manual do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, aprovado por meio da Portaria STN nº 471, de 31 de agosto de 2004 e segue a Lei Complementar 141, de 13 de Janeiro de 2012 que dispõem sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

Para o Prefeito Juliano Pozzi Pereira, o resultado demonstra a preocupação que a administração possui com a saúde da população e reforça o compromisso com a qualidade de vida dos munícipes. “A utilização do recurso em saúde se reflete na facilidade que a população tem hoje para realizar consultas com especialistas, além da agilidade no andamento de exames e realização de cirurgias”, ressaltou o prefeito.

Nos últimos meses o município contratou mais dois médicos especialistas (cardiologista e otorrinolaringologista) que atendem semanalmente na Unidade de Saúde do Centro, além destes, uma pediatra, dois obstetras e quatro clínicos gerais trabalham no município.