Montar lanche balanceado para a escola ajuda a combater obesidade infantil

·
Atualizado há 8 anos

É cada vez maior o número de crianças obesas no Brasil. Segundo dados do IBGE, um terço das crianças de cinco a nove anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Alimentação inadequada e falta de atividade física são os motivos que tem influenciado diretamente estes índices.

Esses fatores mostram que incentivar hábitos saudáveis e propiciar às crianças uma alimentação equilibrada e nutritiva, não só nas principais refeições do dia, mas também nas lancheiras escolares, está nas mãos dos pais.

Sendo assim, estes números podem ser revertidos com as mudanças dos hábitos em casa, já que para a criança o que vale mesmos é o exemplo que tem em casa.Para crescerem e se desenvolveram com saúde e bem estar, sem quilos a mais e longe de doenças como colesterol alto e hipertensão arterial (sim, estes males já podem atingi-las na infância), as crianças precisam se alimentar de maneira saudável e nutritiva, de 3 em 3 horas. Por isso, é importante que os pais também estejam atentos ao que os filhos irão consumir entre as principais refeições do dia. Por isso, a importância de montar um lanche balanceado para colocar na lancheira escolar.

Diversificar o lanche é sempre muito importante para que a criança não enjoe e fique desestimulada aos hábitos saudáveis. As frutas são indispensáveis nesse momento, pois ajudam a dar saciedade e são opções saudáveis. Procure fazer um planejamento dos lanches da semana e não deixe para preparar a lancheira na hora de sair. Evite salgados de cantinas, refrigerantes, achocolatados, doces e biscoitos recheados. Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br, http://www.cecb.edu.br, Fiocruz, IBGE