Municípios da região participam de videoconferência sobre Política de Antídotos na Rede de Atenção à Saúde em Santa Catarina

Encontro foi organizado pela Gerência Regional de Saúde de Canoinhas

·
Atualizado há 9 anos

videoconferencia-planaltonorte-saude
(Foto: Assessoria).

O Setor de Assistência Farmacêutica da Gerência Regional de Saúde de Canoinhas reuniu nesta terça-feira (11), profissionais de saúde de sua área de abrangência para participarem de videoconferência sobre a “Política de Antídotos na Rede de Atenção à Saúde em Santa Catarina”, promovida pelo Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC).

O evento foi realizado nas dependências da Gerência de Educação de Canoinhas e destinado aos farmacêuticos dos municípios, hospitais e prontos atendimentos; diretores de hospitais; coordenadores de prontos atendimentos e serviços de urgência e emergência.

Na oportunidade, os participantes conheceram as recomendações do CIT/SC para que o paciente intoxicado tenha o tratamento recomendado, com disponibilidade de antídotos na dose e no tempo oportuno.

A farmacêutica Vivian Trevisani Gallotti explica que a “Política de Antídotos na Rede de Atenção à Saúde em Santa Catarina” foi aprovada pela Deliberação 233/CIB/14, de 22 de maio de 2014, contribuindo para a qualificação da assistência do paciente intoxicado. “Em determinadas intoxicações, o uso dos antídotos em doses apropriadas (elevadas) é indispensável para o sucesso no tratamento, destaca.

Também foram apresentados na videoconferência

– Os pontos estratégicos de atenção da Política de Antídotos, na Rede de Atenção à Saúde no estado de Santa Catarina;

– as três categorias de antídotos, conforme o tempo resposta na sua utilização;

– a logística (aquisição, armazenamento, distribuição, reposição) de antídotos estratégicos com fluxo regionalizado de disponibilidade.