OUTUBRO ROSA: “Cuidar do nosso corpo é um capricho”, define presidente da RFCC

No encerramento de mais uma edição, saldo é positivo e supera eventos anteriores. Em novembro é a vez dos homens

·
Atualizado há 7 anos

OutubroXRosaX-XavaliaXXXXoX1
Para presidência da entidade, Outubro Rosa deste ano surpreendeu: causa abraçada no Vale do Iguaçu. (Foto: Mariana Honesko).

Termina no domingo, 30, oficialmente, mais uma edição da campanha Outubro Rosa. No Vale do Iguaçu, a avaliação da diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer é de que desta vez a campanha foi além. Os números reforçam a posição da presidência da entidade, bem como o comportamento da comunidade, dos lojistas aos possíveis pacientes. “Cuidar do nosso corpo é um capricho. O corpo é nosso maior patrimônio. E isso vale para homem e mulher”, diz a presidente Márcia Martins.

Ao lado de sua vice, Telma Lotoski, ela avalia o resultado de um mês cheio de trabalho. Ao longo de outubro, todas as mil camisetas da edição foram vendidas. Até faltou. Foram distribuídas senhas para 400 mamografias, número extra, além dos exames fornecidos pela Secretaria da Saúde ou Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali). “Num único dia aqui, distribuímos 82 senhas para atendimento e orientação das mulheres”, comenta, contente, Márcia. “A mensagem chegou, o recado foi dado”, completa.

Ainda no contexto “orientação”, as voluntárias da rede – 93 no total – ministraram 35 palestras, ouvidas por cerca de mil pessoas. “Neste ano, por conta da parceria com o projeto Mamamiga, foi bem interessante”, pontua Telma. O “Mamamiga” é um modelo didático que ensina as mulheres a fazer o autoexame.

Novembro Azul

O final de semana fecha a campanha para as mulheres e abre o mês dedicado à saúde dos homens. É um desafio, já que “eles” são bem mais resistentes. “São quatro anos de palestras, de provocação para que os homens procurem se cuidar, incentivando eles a ir ao médico, para ficar o ano todo bem”, sorri Márcia. Parte das atividades da campanha já ocorreu em agosto, mês também “azul”, por conta do Dia dos Pais e de eventos similares em outras cidades. Para novembro, já estão agendadas palestras e atividades bem legais, para homens de todas as idades participarem.

Manutenção

OutubroXRosaX-X2
Bazar custeia até 70% do trabalho

Cerca de 70% do trabalho da Rede é custeado pela venda do bazar. Quem visita o espaço, encontra roupas, móveis, utensílios domésticos e customização. Sim, até o que poderia ir para o lixo, não vai. A produção “reciclada” vira luxo, embora comercializada à valores bem baixinhos. O bazar funciona de segunda à sexta, em horário comercial, ao lado do prédio do INSS.

No final de semana, despedida cheia de atrações

Hoje tem torneio de Futsal Feminino. O evento será no Ginásio Dr. Lauro Müller Soares, a partir das 13h30. Para o primeiro lugar, o prêmio é R$ 300. E o segundo, R$ 200. Também é neste sábado a Motocada contra o Câncer. A concentração é em frente à Casa Bebel, no centro, às 10h30. A saída está prevista para às 11h30.

Amanhã tem Futsal Masculino, a partir das 9 horas, também no Lauro Müller. Como o jogo das mulheres, este também premia com dinheiro.

Já abrindo a programação do Novembro Azul, acontece no dia 6 o 1º Passeio Ciclístico. A concentração é às 9 horas, com largada às 10, do Senac de Porto União. É preciso inscrever-se previamente, até o dia 4, no DME de Porto União e na Casa Bebel. Também voltada à saúde “deles”, tem corrida no dia 13, a partir das 9 horas. A organização é da Acorvali e prevê trajetos de cinco e dez quilômetros. A largada é da Pormade, na Bento Munhoz.