OUTUBRO ROSA: UBS’s de General Carneiro já trabalham o tema

·
Atualizado há 9 anos

outubrorosa-generalcarneiro-saude
(Foto: Assessoria).

As Unidades Básicas de Saúde – UBS de General Carneiro estão mobilizadas neste mês de outubro, para a campanha “Outubro Rosa”. Os quatro postos de saúde da área urbana foram enfeitados e estão realizando ações voltadas para o tema.

O movimento é comemorado em todo o mundo. O nome, Outubro Rosa, remete à cor do laço que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A mobilização do “Outubro Rosa” pretende atingir todas as mulheres de 40 a 69 anos para que se procurem uma das unidades de prevenção e realizem o exame de mamografia.

A Enfermeira, Francielli Portela Ferraz, chefe do setor Epidemiológico do município falou sobre as ações do mês na cidade. “Iniciamos as atividades no dia 1º, após reunião com o enfermeiro chefe de cada unidade de saúde. Todas as unidades estão disponíveis as mulheres para realização de exames, também haverá atividades extras nas UBS como palestras”, conta Francielli.

A enfermeira também reforçou o convite para todas as mulheres para que procurem a unidade de saúde mais próxima. “A prevenção é muito importante, portanto estendemos o convite para que todas as mulheres coloquem em dia seus exames. Também no dia 31, um sábado, acontecerá o dia “D”, onde estarão abertas todas as unidades realizando as atividades que beneficiam o público que trabalha durante a semana”, destaca a enfermeira.

Conforme o secretário de Saúde de General Carneiro, Marcos Antonio Tonko a mobilização nas campanhas são fundamentais. “Através destas campanhas conseguimos atingir o objetivo. A população fica bem mais informada quando existe uma concentração maior sobre determinado assunto e neste mês de Outubro Rosa a expectativa é de que a prevenção contra ao Câncer de Mama seja reforçado”, destaca o secretário.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2014, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama seja descoberto no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia. Quando diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%.