Profissionais da Saúde chamam a atenção da população para a hanseníase

·
Atualizado há 8 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o  Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

Os principais sintomas são dormência nos pés; manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas; caroços avermelhados ou castanhos; diminuição ou perda da sensibilidade à dor, ao calor e ao tato em algumas áreas do corpo.

A transmissão da hanseníase se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes sem tratamento através das vias aéreas superiores (pelo ar). A hanseníase não passa por aperto de mão, abraço e carinho ao doente.

Essa doença tem cura. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde, numa combinação de medicamentos. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.

Nesta semana é realizada a Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase. Por isso, em União da Vitória, os profissionais da Vigilância Epidemiológica intensificam as orientações para a população.

De acordo com os profissionais do Setor de Vigilância Epidemiológica, atualmente, sete pacientes estão em tratamento, no município. Destes, quatro foram diagnosticados em 2016.

Caso apresente os sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima. O tratamento é realizado durante 12 meses.