SANGUE: Aos doadores, muito obrigado!

·
Atualizado há 6 anos

Solenidade lembrou a importância do gesto: agradecimento para quem ajuda
Solenidade lembrou a importância do gesto: agradecimento para quem ajuda

O Dia do Doador foi lembrado no sábado, 25, mas em União da Vitória, as comemorações da data aconteceram na sexta, 24, um dia antes. Ao longo da tarde, além de ter coleta de sangue, uma breve solenidade marcou a data. A importância do gesto e o espirito solidário dos cerca de quatro mil doadores voluntários que todos os anos comparecem à unidade, foram ressaltados durante o discurso dos profissionais e das autoridades. Alguns, em especial, foram presenteados.

Foi o caso de Luiz Braz de Oliveira. O morador do centro da cidade, doou quatro vezes ao longo de um ano. Modesto, disse que nem mereceu os cumprimentos, já considera o gesto, iniciado há bastante tempo, uma obrigação. “Essa coisa a gente faz porque é um dever. Um soldado não tem o dever de proteger a sociedade? A gente tem o dever de ajudar. Não vejo de outra maneira”, sorriu ele que iniciou a doação motivado por uma situação particular na família. “Você já imaginou nestes anos todos de doação quanto sangue desse polaco está espalhado por ai?”, brincou.

Para o bioquímico do Banco de Sangue, o gesto de seu Luiz e tantos outros, é sim muito importante. Por isso, afirma Alessandro Savi, o dia 25 foi dia para agradecer, de todo o coração. “Esse ato a gente agradece todos os dias. São pessoas que doam um pouco pelo próximo”, destacou. “Os doadores da nossa região são especiais. Aqui temos a procura voluntária, porque as pessoas entendem essa necessidade mesmo”, completou.

bancoXdeXsangueX2O Banco de Sangue de União da Vitória atende toda a região da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), o Hospital São Braz, em Porto União, bem como a rede Hemepar. Para tem interesse em doar, mas não tem tempo no dia de semana, agende-se: a próxima campanha especial, de fim de semana, acontece no dia 16 de dezembro, logo após o almoço. É um sábado e o banco estará aberto.

No período de férias, demanda aumenta

Conforme Savi, no Inverno e no período de férias, o número de doações cai. Mas, no caso das férias, por exemplo, o contrário ocorre, já que o número de acidentes aumenta – dai a necessidade de bolsas, para emergências – e muitos se programam para cirurgias, o que também, por alguma necessidade, exige sangue. De novo, a equipe do banco conta com o apoio da comunidade que, na maioria das vezes, voluntariamente doa, tempo e sangue. “Por isso, de novo, a gente faz essa comemoração no dia 25. O intuito é parabeniza-lo. Um doador pode salvar até quatro vidas. É importante”, elogia a secretária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), Silvia Andrade.

10 MIL

É o numero de doadores registrados no Banco de Sangue em União da Vitória. Regulares, contudo, são cerca de 3 MIL

No Brasil, apenas 2% da população é doadora. O ideal, para atender toda a demanda, seriam 4%

Em Paula Freitas, iniciativa une doação e esporte

Dona Aurea, que trabalha na secretaria de Ação Social da cidade, é autora de uma mobilização especial. Trata-se da I Copa Solidária. Ela, fã do esporte, percebeu que aliar a atividade com a doação de sangue dava certo. A vontade de ajudar nasceu de uma vontade particular. Ai, pensando em trazer a garotada para o esporte e tira-los da rua, propôs a competição. Mas, porque solidaria?

“O intuito da Copa é trazer as crianças da rua para jogar uma bola, participar, mas nós pedimos que para inscrever a equipe, dois integrantes da equipe teriam que vir até o banco e dor sangue. E isso aconteceu”, contou.

A disputa pelo titulo aconteceu no sábado que, além de ser Dia do Doador, foi também Dia da Saúde do Homem, em Paula Freitas. “Acabou que juntou tudo e deu certo, para ajudar a salvar vidas, o que é o mais importante”, contou. Participaram da Copa, o futsal masculino, sub 13.