Encontro de apoio a mulheres vítimas de violência

·
Atualizado há 10 anos

violencia-mulher-sc
(Foto: Jaqueline Noceti/Secom).

O governador do Estado em exercício, Nelson Schaefer Martins, abriu na manhã deste sábado, 20, em Itajaí, o Encontro Regional “Mulher Viver sem Violência”. O evento é idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher, órgão ligado ao gabinete do governador do Estado, com apoio da Secretaria Regional de Itajaí, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e prefeituras. Aproximadamente 1,4 mil mulheres participaram do evento, que acontece durante todo o sábado.

“Cidadania, dignidade e esperança são as virtudes e os objetivos que serão debatidos e discutidos no dia de hoje. Essa reunião visa buscar a integração, a informação e o início de uma luta pela erradicação da violência doméstica notadamente contra a mulher”, disse Martins.

O governador destacou ainda o papel do Estado na coordenação do programa. “Nós vemos o quanto o Estado, enquanto instituição pública tem sua importância, não apenas com a informação que se possa passar e, sim, com uma mudança de cultura que faça com que a mulher que é vítima, reaja, denuncie e participe desse esforço”, afirmou.

Durante o encontro, são discutidos os temas relacionados à violência contra mulher com abordagens práticas e dinâmicas. Na programação, também estão inseridos alguns depoimentos de mulheres vítimas de agressões.

Uma das palestrantes é a juíza da 1ª Vara Criminal de Itajaí e subcoordenadora da Coordenadoria de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cepevid), Sônia Moroso Terres, que falará sobre o tema “Dê um basta na violência” e também sobre a iniciativa de coletar assinaturas para um projeto de lei que institui auxílio a famílias vítimas da violência, intitulado “Justiça Direito de Todos”.

As participantes também acompanharam a palestra motivacional com a professora Clarice Leal, com dinâmicas de grupos e apresentações artísticas, e receberam orientações da delegada Tatiana Bressane de Oliveira. “É uma oportunidade de conhecerem os serviços de atendimento e proteção mantidos pelas Secretarias de Estado da Saúde, da Assistência Social, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Segurança Pública e Sistema Nacional de Emprego (Sine)”, destacou a secretária regional interina de Itajaí, Eliane Rebello.

Texto: Assessoria Governo de Santa Catarina