Feriados de fim de ano foram tranquilos em Porto União

Informação é do comando da Polícia Militar

·
Atualizado há 6 anos

MajorXSasisnkiA tranquilidade das festas de fim de ano em Porto União superou as expectativas mais otimistas e contrariou quem fez previsões catastróficas.

O setor de segurança pública registrou poucas ocorrências e as que fizeram parte dos boletins foram de baixa gravidade. A informação é do comandante da Polícia Militar de Porto União, Major Silvano Sasinski.

O balanço foi positivo tanto no natal quanto no ano novo., porque tivemos poucos registros de ocorrências consideradas mais graves. O natal foi tranquilo, com alguns registros de perturbação, mas tudo foi controlado com orientação”, declarou. Segundo o comandante houve até a prisão de arrombadores. Fora isso, foi bem tranquilo”, adianta Sasinski.

As expectativas de excesso de consumo de bebidas alcoólicas, fogos de artifício, e de um maior número de ocorrências na virada do ano, também não se confirmaram. “Do dia 31 até hoje [ontem, dia 03], foram registradas apenas 11 ocorrências, um número pequeno para o período. Apenas uma queixa de perturbação do sossego foi comunicada à PM”, disse Sasisnki.

A ocorrência mais grave foi registrada na terça-feira, 02, quando a Polícia Militar de Porto União atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio, com lesão corporal grave.

Segundo o que o Corpo de Bombeiros de Porto União informou aos policiais que havia um homem, identificado como Rodrigo Eufrásio Dutsol, com lesões graves na frente da associação de moradores do Bairro Vice King. A vítima foi levada para o Hospital São Braz e morreu em jaraguá do Sul nesta quinta-feira, 04.

Chegando ao local que as viaturas constataram que havia muito sangue, sendo que as guarnições realizaram buscas para localizar o possível autor, porém ninguém foi localizado.

A vítima apresentava lesões na região temporal da cabeça e ombro esquerdo provenientes de arma branca. Segundo o médico de plantão do Hospital, a vítima apresentava quadro clínico gravíssimo.

A vítima utilizava tornozeleira eletrônica. Que diante dos fatos a guarnição confeccionou o Boletim de ocorrência (B.O.), realizou levantamento fotográfico e acionou a Polícia Civil.

Segundo a PM, o homem esfaqueado é do sistema prisional de União da Vitória e tem várias passagens por roubo. Estava com tornozeleira e mesmo assim se envolvendo em condutas antissociais.

Corredor do turismo

PMXPortoXUniXXoXCAPAO comandante da PM de Porto União lembrou que o município é corredor do turismo, por sua condição, junto com União da Vitória de entroncamento com três rodovias federais e outras estaduais.

Com isso é comum ver imperícias de condutores de fora no centro da cidade. “Por aqui passam argentinos, paraguaios, paulistas, cariocas, mineiros, e nem sempre conhecem o nosso sistema de transito. A PM orienta e até conduz esses condutores para sua estrada de destino, sem a necessidade de multas ou sansões. São turistas, estão só de passagem e nós ajudamos como podemos”, explica o comandante.

Na terça-feira, 02, um carro com placas argentinas se perdeu e subia tranquilamente a Rua Sete de Setembro na contramão de direção. O carro foi abordado e escoltado até a saída do município, já na BR 280.

Viagem segura

O Major Silvano Sasinski lamentou a baixa adesão ao programa Viagem Segura, da PM de Santa Catarina. “Infelizmente, durante as festas de fim de ano a procura foi pouca. Esperamos que as famílias que estão saindo de férias, ainda que por um período curto, procurem o quartel para fazer o cadastramento” disse.

A “Operação Viagem Segura”, de acordo com o Comandante da PM de Porto União, acontece durante o período de  férias que se aproxima e como a comunidade costuma viajar, a Policia Militar realiza policiamento preventivo nas residências cadastradas, com objetivo de minimizar os delitos de furto e roubo enquanto o morador estiver ausente.

O cadastro é aberto para toda população de Porto União que irá ausentar-se por motivo de viagem e é feito exclusivamente na sede da Policia Militar de Porto União. Não serão aceitos cadastros via telefone ou redes sociais; A operação se estende até o dia 15 de março.

Sasisnki deixou algumas dicas para quem pretende se ausentar de casa nas férias de verão:

– Não comente sua viagem com pessoas estranhas, deixe um telefone de contato para um vizinho de confiança ou zelador do prédio, de preferência que use o aplicativo whatsapp para facilitar a comunicação;

– Em viagens muito longas, peça a um parente ou amigo de confiança para visitar sua casa, demonstrando a presença de pessoas no local (ligar a luz, abrir janelas, regar jardins…)

– Suspenda a entrega de jornais ou revistas, para evitar acúmulo destes na residência;

– Feche o registro geral da água;

– Se tiver animal de estimação, deixe-o em um hotel especializados no cuidado de animais, ou peça que alguém o alimente e cuide dele. Essas e outras dicas estão no formulário que será entregue no momento do cadastro.