Franciel Bernardi está preso na UPA de Porto União

Jovem é suspeito por roubo de veiculo e desde o dia 20 de junho está detido

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

desaparecido-portouniao-presoNa edição dessa terça-feira, 1º, o jornal O Comércio publicou o pedido de socorro de Maria Salete Bernardi Pit, mãe de Franciel Bernardi. Desde o dia 17 de junho, ela não tinha notícias do filho. Conforme ela, Franciel teria saído de casa, em São Cristóvão, alegando a recuperação de um vídeo-game, supostamente emprestado para um amigo. Desde então, o jovem, que na segunda-feira completava 30 anos, não voltou para casa ou deu qualquer informação sobre essa possibilidade.

No final do dia, Maria recebeu a notícia que causou uma confusão de sentimentos: Franciel foi encontrado mas não poderia voltar para casa. Ele está preso, desde o dia 20, na Unidade Prisional Avançada (UPA), em Porto União. “Fiquei muito triste. Ele não havia feito nada disso”, lamentou Maria.

Conforme a mãe, o filho teria sido preso em Matos Costa. Ele é suspeito pelo envolvimento com roubo de um veículo. As informações que revelem o roteiro de Franciel, desde a saída de casa até a prisão, ainda estão desencontradas. O jovem já tem advogado e Maria trabalha na tentativa de colocar o filho em uma clínica. Segundo ela, o comprometimento intelectual e a necessidade de medicação controlada, favorecem a transferência da prisão para uma unidade de saúde.