Guarda Municipal de Pinhais vai relatar experiência para União da Vitória

Reunião vai apresentar o “Modus Operandi” da instituição do município da Região Metropolitana de Curitiba

·
Atualizado há 9 anos

guarda-municipal-uniaodavitoria
A partir da reunião começa a formatação da Guardauv. (Foto: Divulgação/GMP).

União da Vitória se prepara para criar a sua Guarda Civil Municipal e tem a oportunidade de aprender com os melhores, ou seja, com a Guarda Municipal de Pinhais (PR). Com sede equipada, central de monitoramento, veículos de pequeno e grande porte e treinamento adequado para a utilização de arma de fogo, a Guarda Municipal de Pinhais (GMP) vem se destacando como referência da Região Metropolitana de Curitiba.

O presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, Ziliotto Daldin, organizou uma reunião para agregar experiência para a criação da Guarda Civil Municipal de União da Vitória, a Guardauv.

A Lei Nº 4475/14, que criou a Guarda Municipal de União da Vitória, denominada Guardauv, foi aprovada no final de dezembro de 2014 e sancionada pelo prefeito Pedro Ivo Ilkiv. De acordo com o artigo 2º da Lei, os objetivos da Guardauv são o exercício de guarda interna e externa sobre os bens móveis e imóveis, serviços e instalações, tais como parques, jardins, escolas, teatros, museus, bibliotecas, mercados, feiras-livres e outros de domínio público em União da Vitória, no sentido de protegê-los dos crimes contra o patrimônio.

A guarda municipal deve ainda orientar o público e o trânsito de veículos, bem como autuar eventuais infratores da legislação de trânsito, prevenir a ocorrência, internamente, de qualquer ilícito penal, controlar a entrada e saída de veículos, nos locais determinados pelo Projeto de Lei e prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio público.

É obrigação da Guardauv promover a vigilância das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município, bem como preservar mananciais e a defesa da fauna e da flora. O órgão deve garantir os serviços de responsabilidade do município, e, bem assim, sua ação fiscalizadora no desempenho da atividade de Polícia Administrativa, nos termos das constituições Federal e Estadual e da Lei Orgânica.

O começo, do zero

Foram criadas 40 vagas para Agente de Guarda Municipal. No entanto a prefeitura ainda não definiu quantos agentes devem iniciar as atividades da Guarda Municipal. Inicialmente se trabalha com a expectativa da nomeação de 12 agentes. As despesas de 2015 serão cobertas por meio de superávit financeiro deste ano. A ideia é aproveitar a experiência bem sucedida do município de Pinhais para a implantação da guarda municipal local.

Estarão presentes hoje, às 14 horas, na Câmara de Vereadores, o Superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, José Arildo de Oliveira, e o Comandante da 5ª Companhia e Polícia Militar de Pinhais, Capitão Anderson Mendes, que estarão repassando informações a respeito do trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e a parceria com a PM de Pinhais.

A Guarda Municipal de Pinhais

Em Pinhais, o comando atua desde 2010, e de lá para cá desempenha um papel fundamental no que diz respeito à melhoria da segurança pública daquela cidade. A legislação sobre o assunto está avançada. O superintende da Guarda Municipal de Pinhais, José Arildo de Oliveira, destacou que as operações conjuntas entre o comando e a PM reforçam e garantem a segurança da população, gerando resultados satisfatórios.