PM diz que vai patrulhar Morro do Cristo

Secretário de Turismo de União da Vitória ordenou pela recolocação dos vidros das estações da Via Sacra

·
Atualizado há 9 anos

vandalismo-uniaodavitoria-morrodocristo
(Foto: Célio Calikoski).

Com a repercussão da matéria publicada em O Comércio e no Portal VVale (vvale.com.br), denunciando atos de vandalismo no principal ponto turístico do perímetro urbano de União da Vitória, a Polícia Militar (2ª CIPM) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Urbanismo, Luilson Schwartz, deram resposta rápida à sociedade.

A Polícia Militar comunicou por meio de nota que está intensificando o policiamento na região, com o intuito de coibir outros atos do gênero. Já o secretário Luilson Schwartz disse que já mandou recolocar os sete vidros quebrados das 14 estações da Via Sacra. Ele lamentou a ação dos vândalos, que na madrugada de domingo, 4, quebraram os vidros que protegem a obras das estações.

A reportagem foi publicada com base em uma postagem na rede social feita pelo professor Célio Reginaldo Kalikoski, que fotografou o resultado do ato de vandalismo. O local não tem vigilância. À noite fica deserto e é procurado por consumidores de droga que tentam fugir da ação policial e até por casais em busca de aventuras sexuais. Os turistas que chegaram pela manhã de domingo, que assinaram o livro de visitas que fica na capela, ficaram decepcionados com a cena de depredação da segunda maior imagem de Cristo do Brasil. De acordo com o setor de turismo de União da Vitória, é a segunda vez que esse tipo de ato acontece neste ano.

Sagrado Coração de Jesus

O Morro do Cristo está localizado a 928 metros de altitude. Para chegar até a imagem é preciso subir 219 degraus. Eles ficam ao lado da Via Sacra, onde todos os anos a Paixão de Cristo é lembrada. A imagem do Cristo é a segunda maior do Brasil, inaugurada em 1968. De acordo com informações da Secretaria do Turismo, o atrativo recebe mais de 30 mil visitantes por ano.