Por telefone, bombeiros ajudam a salvar recém-nascida engasgada

Uma recém-nascida de apenas 20 dias, que havia se engasgado com leite materno, conseguiu ser salva graças às instruções dadas pelos bombeiros comunitários de Mallet, via telefone. Eles receberam o chamado de moradores da localidade de Lajeado de Cima. Angustiados, os pais da criança relataram a obstrução das vias aéreas do bebê.

Como o tempo é crucial para esse tipo de salvamento, o bombeiro comunitário Edimiro Rasche orientou os pais, por telefone, a executar os procedimentos da Manobra de Heimlich. Essa técnica consiste em deitar a cabeça sobre um dos braços, com a face virada para baixo. Com a outra mão, dar cinco leves palmadas nas costas, entre as escápulas; depois, virar a criança com a face para cima e soprar levemente as narinas e a boca ao mesmo tempo.

Ao seguir as instruções, a mãe da criança disse que a recém-nascida recobrou o estado normal. Mesmo assim, os bombeiros se deslocaram até o Lajeado de Cima para repetir os procedimentos, de modo que a criança expeliu o excedente de leite materno.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta