Termina investigação do acidente aéreo de Cruz Machado

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Atualizado há 7 anos

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Causas do acidente aéreo em Cruz Machado nunca serão conhecidas

Terminaram as investigações sobre o acidente aéreo em Cruz Machado, sem que fossem apontadas as causas do sinistro. Os investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) iniciaram a perícia nos destroços do avião no mesmo dia da queda da aeronave, no dia 5 de dezembro. Segundo informações do órgão responsável pelas investigações, a aeronave de matrícula PU-AEP, é um avião experimental, portanto de modelo único, de pequeno porte, sem manual e não possuia “Caixa Preta” ou gravador de voz na cabine.

Os peritos resolveram interromper as investigações porque em casos de acidentes envolvendo aeronaves experimentais, menores que transportam somente piloto e um passageiro, os vôos ocorrem por conta e risco do piloto e no caso deste acidente, do acompanhante. O serviço do Seripa funciona para documentar e prevenir acidentes aéreos com aeronaves com as mesmas características, e no caso do acidente de Cruz Machado, não vai ser possível adquirir novos conhecimentos. Após análise preliminar os peritos decidiram encerrar a investigação por falta de elementos conclusivos.

Relembre o caso

DesastreX01No dia 5 de dezembro de 2016, o monomotor, pilotado por Louis Fernando Chinkevicz, 34, estava sobrevoando o município de Cruz Machado, quando fotógrafo aéreo, Clodoaldo Marques Gomes, o Petty, teria ouvido um forte estalo. Alguns momentos depois, Louis teria dito: “Tem alguma coisa estranha acontecendo nesse avião”. Segundos depois o motor desacelerou por completo, mas ainda funcionava. Louis teria tomado a decisão mais importante daquela tragédia. Perdendo altura, ainda conseguiu projetar o pequeno monomotor, para o cemitério da cidade para evitar um desastre maior. Louis morreu na queda da aeronave, porém o fotógrafo saiu praticamente ileso, com arranhões nos cotovelos, no ombro direito, na barriga e nos pés. Petty disse na ocasião, que Louis foi um herói ao desviar a rota do avião para o cemitério. O fotógrafo disse que não entende de aviões e não tem ideia de qual foi o defeito na aeronave, mas pelo estalo pode dizer que houve falha mecânica.  O Seripa, por falta de elementos, encerrou as investigações e o assunto foi sepultado junto com a vítima da tragédia.

O que é a caixa-preta

Caixa-preta é um equipamento utilizado nos aviões, onde são gravados todos os dados do funcionamento e as conversas da tripulação durante os vôos. A caixa-preta utilizada nos aviões, tem cor laranja e faixas fluorescentes para terem melhor visibilidade em casos de busca por motivos de acidente. É construída com material resistente que suporta altas temperaturas (1000 graus Celsius) e elevadas pressões em profundidade. A caixa-preta foi criada pelo engenheiro australiano David Warren ao pensar na importância de desenvolver um aparelho que, além dos dados do vôo gravasse também as vozes na cabine de pilotagem.

Caixa-preta é um conceito da Teoria dos Sistemas que designa um sistema fechado, com mecanismos de estrutura interna não abertos à observação, conhecendo-se apenas valores de entrada (input) e valores de saída (output). Esse  significado foi utilizado na atribuição do nome do aparelho que grava os dados de um vôo para posterior estudo das causas de um acidente aéreo.