Mais de 27% dos brasileiros devem viajar nos próximos seis meses

·
Atualizado há 6 anos

Em novembro do ano passado, pesquisa do Ministério do Turismo registrou o maior aumento do ano na intenção de viagem dos brasileiros. De acordo com a sondagem, mais de 27% dos entrevistados revelaram intenção de viajar nos próximos seis meses. Na comparação com janeiro, o aumento foi de 5 pontos percentuais. A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é feita mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas com duas mil pessoas de sete capitais brasileiras, que concentram 70% do fluxo turístico do País.

A região Nordeste é líder de preferência e deve receber 43,4% dos turistas no período. Em seguida, aparece o Sudeste, com 25,1% das intenções de viagem; o Sul (23,9%); o Centro-Oeste (5,3%); e o Norte (2,3%).

Com relação ao meio de hospedagem, hotéis e pousadas serão opção de 44,9% dos viajantes, enquanto 36,6% ficarão na casa de amigos e parentes. Entre os meios de transporte, o avião é o escolhido de 51% dos viajantes; o automóvel, de 35,3% deles; e o ônibus, de 10,9% dos viajantes.

Entre as capitais pesquisadas, o maior aumento do desejo de viajar nos próximos seis meses foi registrado entre os moradores de Belo Horizonte, na comparação com novembro do ano passado. O percentual na capital mineira cresceu de 31,1% para 41,6%.

A intenção de viagem também cresceu entre os entrevistados de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Houve queda acentuada em Brasília e mais leve em Recife, Salvador e São Paulo. A indicação de viagem doméstica prevalece em todas as capitais pesquisadas.

Até o final do Carnaval

O Verão Paraná 2017/2018 começou em dezembro com ampliação dos serviços do Governo do Estado durante as férias de verão. Até o final do Carnaval, no dia 14, cerca de 2,5 mil profissionais do governo estadual vão reforçar no Litoral paranaense as ações nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo.

No Litoral, o foco principal é na área segurança pública. Além de ampliar o número de guarda-vidas nas praias, o policiamento também será reforçado com as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e do Instituto Médico Legal.

Além dos sete municípios litorâneos, também haverá reforço da segurança nos parques de Curitiba e na Costa Oeste do Estado, que compreende os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.