Turismo de cara nova

Guia turístico das Cidades Irmãs é bilíngue e tem até roteiro gastronômico e comercial das Cidades Irmãs

·
Atualizado há 8 anos

MapaXX-XX02
Guia conta com fotos dos pontos turísticos e breve descrição histórica. (Fotos: Bruna Kobus).

No último mês o setor de Turismo das Cidades Irmãs tem arregaçado as mangas quando se fala em localização. Com uma tiragem de quase 12 mil exemplares o novo guia turístico das cidades tem mapeado todos os principais pontos de visitação da terrinha, conta com um mapa e até quem é bilíngue pode praticar um pouco do espanhol, já que os exemplares são traduzidos, também, na língua castelhana. Conforme o Conselho de Turismo das cidades, em épocas de temporada como o verão tem muito “Hermano” que cruza a fronteira e acaba parando por aqui, já que é caminho para as praias mais badaladas da costa catarinense e, porque não, paranaense.

O guia serve tanto para quem é turista – público alvo – mas também para quem é daqui e sempre tinha aquela famosa desculpa “não saio porque não sei quais sãos as rotas”. “É um guia mais completo, tem toda a parte histórica, dos atrativos, localização e a rota Sul das Cachoeiras está desenhada lá”, avisa a turismóloga e membro do Conselho de Turismo, Daiane Scolaro.

Além do mapa de localização, há, também, nas últimas páginas do guia, um roteiro gastronômico e comercial das cidades. Nele estão restaurantes bares, pubs e lojas. Para mais informações, o turista também pode visitar a “casinha” de Informações Turísticas, o IT que fica bem no centro da cidade, na Avenida Manoel Ribas.

No morro do Cristo, a principal atração de União da Vitória, também tem alguns exemplares e nos hotéis da região. “Além dos postos de combustível e alguns restaurantes”, comenta Daiane.

O material também será levado para encontros e feiras. Todos os anos é feita uma edição do guia turístico de União e Porto União e é desse material que as cidades são “vendidas” nas feiras, com um trabalho mais elaborado, a intenção é atrair mais visitantes. “É um material que as agências buscam e mostram para quem planeja uma viagem. É um material de apoio”, lembra a turismóloga. “É a partir dele que o turista vai se interessar pela cidade e vir para cá.”