Morre conhecido comerciante de União da Vitória

Alzi Sérgio Carbonar, de 70 anos, foi diagnosticado com Covid-19. Ao longo de quatro décadas, ajudou no desenvolvimento econômico da cidade

·
Atualizado há 3 anos

Morreu na madrugada deste sábado, 21, Alzi Sérgio Carbonar, de 70 anos, um dos comerciantes mais tradicionais de União da Vitória.

2020-vime2
(Fotos: Wannessa Stenzel, em reportagem realizada em 2017)

Ele foi diagnosticado com a Covid-19. Após o laudo, os familiares foram testados para a doença e aguardam o resultado. Ele deixa esposa e uma filha.

Alzi Sérgio Carbonar ao longo de sete décadas, ajudou no desenvolvimento econômico do município.

Há 41 anos, ele ficou conhecido por comercializar artesanato de vime, chapéus e vassouras de palha. A empresa esteve desde a sua fundação no mesmo lugar; na rua Carlos Cavalcanti.

A loja levava o seu nome.

Porém, em julho deste ano, a tradicional loja foi fechada. Alzi Sérgio não estava bem de saúde. Em razão disso, o espaço foi colocado para locação.


Uma loja um tanto quanto histórica

Em meio ao avanço da linha do tempo, com prédios modernos, movimento de carros e pedestres, o local passa quase despercebido.

A fachada é a mesma de anos atrás. A pintura borrada pela passagem do tempo demonstra a tradição de Alzi em expandir o comércio deixado pelo seu pai Sérgio.

No local, tudo começou com um armazém. Depois, foram incluídos artesanatos confeccionados pela família de Alzi e de artesãos do Rio Grande do Sul.

“Eu cresci atrás desde balcão e vou morrer com um vime na mão”, contou Alzi, em entrevista realizada em 2017.

Na ocasião, segundo ele, mesmo diante da modernidade dos utensílios domésticos, o vime ainda estava entre os itens decorativos mais procurados pela população.


Sem velório

 Em razão do diagnóstico da Covid-19, Alzi foi sepultado nesta manhã, e apenas familiares acompanharam seguindo as recomendações de distanciamento do Ministério da Saúde em prevenção à doença.


Nota da redação

*Aos familiares, nossas condolências.