Não haverá cobrança de ingresso na Festa do Steinhaeger e do Xixo

A ideia seria cobrança ingresso para reforçar a segurança da Festa

A possibilidade de cobrança de ingresso para a 13ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, repercutiu nos últimos dias no Vale do Iguaçu. Opiniões favoráveis e contrárias ganharam as redes sociais e as ruas. E nessa terça-feira, 29, uma reunião definiu que não haverá a cobrança, e que a segurança será reforçada no espaço da Festa que acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Porto União.

A ideia

Foi cogitada nos últimos dias por parte da organização (Associação Comercial – ACIPU e Prefeitura de Porto União) a cobrança de entrada para o público participar dos quatro dias de festa. A ideia seria cobrar um valor simbólico de R$ 2 ao dia ou R$ 5 o passaporte para os quatro dias do evento.

O objetivo da cobrança era oferecer maior segurança, onde seria feito o controle de público por painel eletrônico e vistoria pessoal. Estimativas da organização dão conta de que cada edição da Festa contou com aproximadamente 70 mil pessoas.

Porém, a possível cobrança de ingresso gerou inúmeras manifestações do público, seja favorável ou contrária. Lembrando que a organização havia se manifestado em entrevista a rádio CBN Vale do Iguaçu, de que não era uma medida definitiva, e que uma reunião iria definir pela cobrança ou não.

O Portal Vvale consultou seus leitores com a enquete Você é a favor da cobrança de entrada na Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo?, com opções SIM ou NÃO. Até próximo das 21 horas dessa quinta-feira, 31, quase 60% das participações eram contra a cobrança de ingresso.

E nessa terça-feira, se reuniram os comandando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com a equipe da ACIPU, Prefeitura e a diretoria da 13º Festa, e definiram que não haverá a cobrança.

Por meio de nota oficial divulgada pela organização nessa quinta-feira, 31, foi confirmada que a segurança do público participante da festa será reforçada, com o controle sendo feito por amostragem.

Com isso, a festa será aberta e sem cobrança de ingresso. Também será destinada uma barraca para doações à causa da campanha “Caminhando com Breno”.

A organização divulgou um vídeo com depoimentos dos comandantes da PM de Porto União Capitão Galle, do Corpo de Bombeiros Marcos Colla e a da diretora da ACIPU Célia Leão.

ASSISTA

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta