Estádio Antiocho Pereira de ‘cara nova’

Homenagens e amistoso marcaram a reinauguração do estádio Municipal

(Foto: Prefeitura de União da Vitória).
(Foto: Prefeitura de União da Vitória).

Um fim de semana especial. Homenagens a ex-atletas, torcedores, ícones da imprensa do Vale do Iguaçu, e um jogo de futebol máster com o Athletico Paranaense, marcaram a reinauguração do estádio Municipal Antiocho Pereira, em União da Vitória. Quem prestigiou o evento na tarde de sábado, 7, vivenciou inúmeras emoções.

A espera

Um dos espaços esportivos mais tradicionais de toda a região, o estádio Antiocho Pereira tem longa história. Além de grandes jogos de futebol envolvendo a Associação Atlética Iguaçu em edições do Campeonato Paranaense, o local recebeu outros eventos como shows e ações beneficentes.

Porém, o espaço tão tradicional, foi castigado pelo tempo. As condições do estádio estavam precárias, tanto é que vinha sendo utilizado somente para as pessoas que buscavam praticar uma caminhada ou corrida.

estadio-antiochopereira-uniaodavitoria (3)

Em algumas ocasiões era liberado para jogos de futebol, porém, com inúmeras restrições de acesso.

Uma luz no fim do túnel surgiu em 2015 com a confirmação de aproximadamente R$ 450 mil reais, com recursos do Governo do Estado do Paraná, na gestão do então Governador Beto Richa. Na época, a articulação dos recursos teve a participação do então Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

A partir daí, a Prefeitura de União da Vitória, por meio de sua Secretaria de Planejamento, elaborou o projeto de reforma do estádio. Em 2018, enfim foi assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação, responsável pela obra. Começa assim, a contagem regressiva para a volta do estádio Municipal.

O retorno

E o grande dia chegou. No feriado de 7 de setembro o estádio Municipal Antiocho Pereira foi reinaugurado, e em grande estilo. Uma série de atrações foi preparada para ‘devolver’ a população o complexo esportivo.

Lideranças políticas de toda a região, prestigiaram o evento de reinauguração. Prefeitos, vereadores, representantes da Federação Paranaense de futebol, Secretaria de esportes do Estado do Paraná, e do Athletico Paranaense que confirmou parceria com o Iguaçu e que estará disponibilizando mil cadeiras para as arquibancadas do estádio.

Para o Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda é um momento emblemático, que potencializa o município.

“É um dia muito feliz a todos nós, a volta do Antiocho Pereira posiciona União da Vitória em lugar de destaque para receber grandes eventos, e isso vem sendo nosso objetivo na Administração”, disse.

Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda. (Foto: Ricardo Silveira).
Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda. (Foto: Ricardo Silveira).

O Secretário de esportes de União da Vitória, Cordovan Neto, enalteceu o empenho dos que participaram do projeto.

“Ficou um belo estádio, agora além de receber os jogos do Iguaçu, podemos oportunizar a nossa população um espaço esportivo em ótimas condições”, afirmou.

Secretário de esportes de União da Vitória, Cordovan Neto
Secretário de esportes de União da Vitória, Cordovan Neto

O Deputado Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, definiu como um momento emocionante.

“É emocionante, ter um local tão tradicional para nossa cidade, e minha alegria é grande por contribuir para a volta do Iguaçu às competições, e participar junto com o Governo no acompanhamento dessa obra, é um grande dia”, disse.

Deputado Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná
Deputado Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná

Valdir Rossoni, participou da reinauguração e afirmou o compromisso que teve com União da Vitória, enquanto Chefe da Casa Civil do Paraná.

“Fiz questão de estar presente nesse dia, foi um desfio muito grande buscar os recursos para essa obra, e hoje ela está aí, é um ganho para toda União da Vitória. Hoje não estou mais na vida pública, mas com o sentimento de dever cumprido”, enfatizou.

Valdir Rossoni, participou da reinauguração
Valdir Rossoni, participou da reinauguração

Homenagens

Um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores de União da Vitória, eternizou duas cabines de imprensa do estádio Antiocho Pereira. Uma das cabines foi batizada com o nome de Juarez Marcondes, o Jota, emblemático locutor esportivo da rádio União, e que será usada pela equipe de esportes da CBN Vale do Iguaçu 106.5 FM.

Filha e esposa de Jota Marcondes estiveram na homenagem
Filha e esposa de Jota Marcondes estiveram na homenagem

Nilson Gilson Parise, o Nico, eterno cronista esportivo da rádio Colmeia também foi lembrado com uma das cabines do Antiocho Pereira.

Familiares de Nico Parise
Familiares de Nico Parise

Dalmir Estigarribia, o Mica, ídolo da Associação Atlética Iguaçu, Durval de Lima, Edgar Fleith e Alceu Alves, o Barulho, foram eternizadas com seus nomes em setores de arquibancadas no estádio.

As homenagens evidenciam a importância dos personagens na história do esporte do Vale do Iguaçu.

“É fundamental reconhecermos essas pessoas, que tanto contribuíram para nosso esporte”, disse Ricardo Sass, presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória.

Ricardo Sass, presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória
Ricardo Sass, presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória

No intervalo do amistoso entre Iguaçu e Athletico Paranaense Máster, ídolos do time de União da Vitória e personalidades do esporte foram homenageadas com um certificado e uma medalha.

Odenir Borges, Jonas Godinho, Gilberto Brittes, Valmor Bortolli, Nicolau Honesko, Jair da Silva, o Kiko, Chila, Belga, Celso Lazzarini, Luizinho Cruz, Edinho Guerreiro, Peixe, Marcelo Almeida, entre outros receberam o devido reconhecimento.

Amistoso máster

Campeões brasileiros com o Athletico Paranaense em 2001 como Gustavo, Rogerio Correia, Alessandro, Nem, além de ídolos do furacão como Paulo Rink, participaram do amistoso de reinauguração do Antiocho Pereira, contra um combinado de ex-atletas e autoridades da região de União da Vitória.

Após o jogo que terminou com vitória do rubro-negro paranaense por 3 a 1, as delegações se reuniram para uma confraternização no Clube Náutico Hobi, em União da Vitória.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta