Encerrada enquete sobre unificação das Cidades Irmãs

Portal VVale encerra questionamento mas segue na discussão

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Terminou na segunda-feira, 11, a enquete liderada pelo Grupo Verde Vale de Comunicação no Portal Vvale. A mobilização, organizada junto com o início da série de reportagens de O Comércio que aborda a possibilidade de unificação das Cidades Irmãs, rendeu discussão e permitiu que a comunidade expressasse sua insatisfação.

resultado
Arte Renan Senff

Um exame mais minucioso dos números pode revelar muito mais do que a simples participação popular. De acordo com o levantamento, mais de 1.200 pessoas participaram da pesquisa. A maioria, 78%, aposta na unificação e também é a maioria, 80%, que sugere ao Paraná a adoção de Porto União. Os números indicam que a população aposta em uma releitura do passado: há 96 anos, Porto União pertencia ao Paraná. A divisão é fruto de um acordo mal feito em 1917. Na época, o Governo decidiu pelo corte da cidade e pela ruptura do que já estava consolidada. Na época, não houve consulta popular.

A proposta no Portal Vvale fomentou o conserto de uma injustiça. Pelo site, os moradores puderam se expressar, manifestar seu voto e justificar a preferência. Quem é a favor, argumenta com clareza tanto quanto quem discorda da união das cidades. Ainda assim, o grupo propõe novas discussões. Vale destacar, por exemplo, dentro da possibilidade de unificação, o destino da rede de ensino.

Leia Mais: Morre uma cidade, nasce uma fortaleza

Manutenção de poderes poderia custar bem menos