O que é o grooming e como esse termo vem ganhando força no Brasil

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Atualizado há 4 anos

 

(Foto: Pixabay).
(Foto: Pixabay).

Não tem jeito, os homens estão cada vez mais vaidosos e o que não faltam nas prateleiras dos supermercados são produtos para agradá-los. Cremes, sabonetes especiais, shampoos e condicionadores específicos para cada tipo de cabelo, creme de barbear e para outras partes do corpo. O mundo masculino está muito próximo do mercado exclusivo para elas, onde a variedade é enorme.

Também é fácil de perceber a mudança nas barbearias. Não é mais aquela sala comum com um senhor cortando o cabelo da forma tradicional, e sim uma loja toda estilosa, geralmente com um design diferente, com iluminação diferenciada, música e até cerveja. Prova de que os homens também tem um espaço dedicado a eles. O que é um barato. Inclusive não é difícil encontrar amigos marcando encontros nesses lugares.

Mas quando um homem se arruma muito, ele é facilmente apelidado de metrossexual, que é aquele homem que se preocupa com sua imagem. E pode até ser motivo de piada sem graça entre os amigos. Porque para muitos, infelizmente, “macho tem que ser rústico, ter barba por fazer e roupa amassada.”

Mas sabemos que isso não existe mais. Muitos homens se cuidam mais que as mulheres, inclusive, tem preferência por tipos de cortes de cabelo, salões de beleza e para alguns fazer a unha é algo rotineiro.

Mas o conceito de metrossexual também vem sendo deixado de lado. Ou melhor, substituído. O “grooming” é o conceito da vez, e serve para definir a prática que os homens modernos vem utilizando de cuidar cada vez mais de seus rituais de beleza.

O jornalista Leandro Bertholini é um exemplo dessa tendência. Ele passa horas no banheiro se arrumando e gasta uma grana considerável por mês para manter tudo em dia. “Eu sou realmente um homem vaidoso, eu sempre fui assim, mas de um tempo para cá eu percebo que estou mais cuidadoso ainda com a estética.”

Leandro com certeza se encaixa no conceito de “grooming”. Ele segue os seguintes protocolos estéticos: busca um penteado perfeita, faz limpeza de pele e faz as unhas. Além disso, tem cuidados com os acessórios e as roupas, além de cuidar da barba. Leandro também se arruma super bem para ir para a academia. “Treinar para mim faz parte da rotina, então na academia também vou bem arrumadinho”, brinca.

Além dos cuidados com a pele e com as roupas, os homens vaidosos – que endossam o conceito de grooming – também costumam dar muito valor ao perfume que usam no dia a dia. Antes muitas vezes ignorados pelos homens, os perfumes vêm tendo papel cada vez mais importante nos cuidados masculinos.

Metrossexual, adepto ao grooming ou simplesmente vaidoso. O termo pode mudar ao longo dos anos, mas cada vez mais o grupo de homens que gostam de cuidar da beleza cresce em todo o Brasil. A vaidade dos homens vem extrapolando limites e já pode, com certeza, ser comparada à das mulheres.