A influência das cores no comportamento humano em arquitetura

A relação entre as cores e o comportamento humano é uma área fascinante da psicologia, especialmente quando aplicada no contexto da arquitetura. Segundo pesquisadores da área, um indivíduo leva apenas 90 segundos para formar uma opinião subconsciente sobre qualquer coisa, e até 90% dessa avaliação inicial é baseada na cor. Embora esse dado seja frequentemente …

Compra e locação de imóvel: dúvidas respondidas
Compra e locação de imóvel: dúvidas respondidas

O momento de comprar ou alugar um imóvel pode gerar uma série de dúvidas: devo virar locatário ou é o momento certo para investir em um bem próprio? E no momento de colocar meu bem para locação, o que devo fazer? Conversamos com a corretora Nathalia Marques para responder a alguns desses questionamentos. Jornal O …

JOC entrevista Clodomir Ascari, presidente do CREA-PR
JOC entrevista Clodomir Ascari, presidente do CREA-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), é a autarquia responsável por regulamentar e fiscalizar empresas e profissionais da área de engenharia. Em janeiro deste ano, o engenheiro agrônomo, Clodomir Luiz Ascari, assumiu a presidência da instituição, com mandato que se estende até 2026. O Jornal O Comércio conversou com o profissional. …

Arquitetura contemporânea e estilo Art Déco contrastam centro urbano do Vale do Iguaçu

Porto União e União da Vitória tornaram-se municípios promissores para estudos arquitetônicos. A céu aberto, em meio a prédios imponentes de traços inovadores, que refletem o crescimento econômico dos municípios, aos detalhes clássicos dos casarios dos tempos áureos da exploração de madeira e do mate, a população pode desfrutar de uma rica manifestação artística em …

Ponte de Guaratuba
COLUNA PELO PARANÁ: Ponte de Guaratuba

A construção da ponte que ligará Matinhos a Guaratuba está em andamento, com trabalhadores. Orçada em R$ 386,9 milhões, a obra atingiu cerca de 7% de execução. O projeto é gerido pelo Consórcio Nova Ponte, contratado pelo Governo do Estado, com previsão de conclusão em 24 meses. Unidade industrial O Governo do Paraná formalizou um …

Iguaçu busca arrancada no campeonato contra líder Rio Branco
Iguaçu busca arrancada no campeonato contra líder Rio Branco

Uma vitória que deu moral ao Iguaçu. A Pantera do Vale conquistou seus primeiros três pontos na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense ao bater o Patriotas por 2 a 0, no domingo passado, 19, no Estádio Antiocho Pereira, em jogo válido pela terceira rodada. A equipe teve outra atitude, o coletivo funcionou e o …

Wannessa Stenzel conquista Microfone de Ouro na categoria repórter de rádio
Wannessa Stenzel conquista Microfone de Ouro na categoria repórter de rádio

A âncora da Massa FM Vale do Iguaçu 106.5, Wannessa Stenzel, conquistou o Microfone de Ouro da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) na categoria repórter de rádio. Wannessa foi a campeã da sua categoria durante a premiação que é considerada o Oscar da comunicação Catarinense, na noite de segunda-feira, 20, em …

Espaço Cultural: Passagem de comando PM do Vale do Iguaçu

A passagem de comando numa instituição militar personifica sempre momentos para refletir sobre a sua importância junto a população, quanto ao direito de viver sem medo, sob a égide das leis vigentes. Em nossas cidades, que são limítrofes de dois estados, a população têm a ventura de contar com trabalhos policiais realizados por destacamentos sediados …

OPINIÃO: As soluções já existem, basta determinação para implantá-las

Qualquer cidadão minimamente antenado, percebe a dinâmica do mundo atual e as transformações que se sucedem em todas as áreas do conhecimento, como subproduto da revolução digital e seu filhote mais recente, a inteligência artificial. Na área política, a despeito da necessária etapa de ajustes, as mudanças foram saudáveis e jogaram milhões de cidadãos comuns …

OPINIÃO: "O Big Brother do STF"
OPINIÃO: O STF julgará errado caso de assédio judicial a jornalistas

Na quarta-feira, dia 22, o Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento de tema relacionado a assédio judicial contra jornalistas. As ações foram apresentadas pela ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa). A tese que vem prevalecendo é do ministro Barroso, que entende se caracterizar o assédio pelo ajuizamento de múltiplas …