Macaco é encontrado morto no interior de Bituruna

Os resultados da análise sobre a causa da morte ficam prontos entre 10 a 15 dias

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Bituruna).
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Bituruna).

Moradores da comunidade de Augusto Loureiro, de Bituruna, encontraram um macaco bugio morto na terça-feira, 15.

A Vigilância Sanitária recolheu o animal e, junto com a 6ª Regional de Saúde, coletou amostras para análise no laboratório estadual, para averiguar a causa da morte.

De acordo com a prefeitura do município,  existe a preocupação com a possibilidade da morte ter sido causada por febre amarela. Os resultados da análise ficam prontos entre 10 e 15 dias.

A orientação é que, caso a população encontre bugios na natureza, não se deve matá-los, pois mesmo que infectados, não transmitem a doença para os humanos e são apenas um sinal de alerta para a presença do mosquito transmissor infectado na região.

Caso outros animais sejam encontrados mortos, é fundamental que os profissionais da Saúde sejam comunicados o quanto antes.

Casos na região

Na sexta-feira, 11, um outro macaco também foi encontrado morto, em Porto União, na localidade de São Martinho. Os resultados da análise da causa da doença também são aguardados.

Há dois meses, um macaco foi encontrado morto em União da Vitória, em situações bem semelhantes. O bugio estava no interior da cidade, na região da Vila Zulmira. Considerado jovem, o macaco estava em uma árvore próximo à PR-447.

Contudo, por já estar em condições avançadas de decomposição, não foi possível coletar amostras de material para exame. Mesmo assim, as características de morte também levaram às equipes locais a monitorar a área – e ter a prevenção como mote.