Novos termos: WhatsApp não limitará funções nos primeiros 90 dias

·
Atualizado há 3 anos

A nova política de privacidade do WhataApp entrou em vigor neste sábado, 15. Entretanto, com uma mudança: usuários que ainda não tenham concordado com os novos termos poderão continuar a usar o aplicativo normalmente por pelo menos três meses. A empresa previa anteriormente que as funções do WhatsApp fossem bloqueadas quase que instantaneamente para aqueles que não concordassem com a nova política de privacidade uma vez que esta começasse a ter validade.

A mudança veio de um acordo entre a empresa e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que tinham sugerido o novo prazo na sexta-feira, 07.

O pedido feito pelos órgãos tem como objetivo dar a essas instituições de defesa mais tempo para apurar quais os efeitos que a nova política de privacidade terão sob a segurança dos dados dos usuários. Autoridades entendem que os novos termos podem ser uma violação de normas criadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O que muda com os novos termos? 

A nova política de privacidade da empresa prevê um maior compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook. Com essa mudança, dados gerados por lojas que atendem pelo aplicativo de mensagens poderão ser usados para o direcionamento de anúncios no Facebook e no Instagram. Ou seja, na prática, o que você falar em uma conversa no WhatsApp impactará nas propagandas que serão apresentadas para você nas redes sociais de Mark Zuckerberg.

Também serão compartilhadas informações sobre rede móvel utilizada, operadora de celular ou provedor de serviços de internet, idioma, fuso horário e até mesmo o nível de bateria do seu aparelho. Além disso, serão compartilhadas informações de identificadores, o que permite que a empresa cruze dados deixados por um mesmo usuário em todas as redes sociais do Facebook (Messenger, Instagram, WhatsApp e o próprio Facebook).

O WhatsApp e o Facebook ainda não poderão ler suas mensagens pessoais, visto que esse tipo de conversa é criptografada de ponta a ponta. Porém, conversas com contas comerciais não receberão mais essa segurança.

Você pode acessar a nova política de privacidade do WhatsApp aqui.