Cerimônia em homenagem aos 80 anos do Grupo Escoteiro Iguaçu de Porto União

·
Atualizado há 11 anos

Uma cerimônia que promete ficar para a história das Cidades Irmãs. Mais do que isso, uma cerimônia que promete eternizar nas mentes e corações de um público de mais de 800 pessoas que se fizeram presentes no CTG Fronteira da Amizade. A Cerimônia em homenagem aos 80 anos do Grupo Escoteiro Iguaçu de Porto União foi repleta de aplausos e emoção. Além de simpatizantes ao escotismo, a cerimônia contou com a presença de autoridades, integrantes e ex-integrantes do Grupo Escoteiro Iguaçu.

Leia mais: “Sempre Alerta”: Grupo Escoteiro Iguaçu comemora 80 anos de exercício

O evento iniciou com a composição da mesa de autoridades, formada pelo diretor presidente do Grupo Escoteiro Iguaçu, Celso Moreira de Castilho, diretor presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Nadir Antônio Mussio, diretor de comunicação dos Escoteiros de Santa Catarina, Danilo Duarte de Souza, ex diretor do Grupo Escoteiro Iguaçu, Otávio Mendes de Oliveira Castro Neto, ex chefe do grupo, Pastor Metodista Luiz Carlos Neves, ex chefe do grupo, Oswaldo Alves do Amaral, prefeito de Porto União, Anízio de Souza e o comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Tenente Paulo Façanha.

Na continuidade do evento, os presentes acompanharam uma oração proferida pelo pastor Humberto, fazendo menção ao Grupo Escoteiro Iguaçu que teve seu início na Igreja Metodista de Porto União.

Após, os presentes viajaram no tempo por meio de um vídeo que contou parte da história do Grupo Escoteiro Iguaçu. O trabalho foi de Sokol Vídeos e Fotos.

Escoteiro 1Homenagens

O ponto mais aguardado da noite referiu-se às homenagens de conquista, reconhecimento e gratidão para aqueles que estão direta ou indiretamente ligados ao movimento escoteiro. Os escoteiros Romina Nicolae e Sylvio Pinheiro, chefes da tropa escoteira, falaram sobre a honraria.

Seguindo as homenagens, foram chamados ao palco os irmãos de sangue, chefes e diretores do Grupo Escoteiro Iguaçu pelo relevante serviço prestado, Edson Luiz Gruber e Emerson Cesar Gruber, que receberam a medalha de bons serviços.

O próximo homenageado iniciou sua carreira no movimento Escoteiro como membro juvenil, passou por todas as sessões, é membro da equipe de formação dos escoteiros de Santa Catarina, fez parte do conselho de ética da diretoria regional e também foi coordenador distrital, também é membro atuante na chefia e diretor técnico do grupo Escoteiro Iguaçu. É portador da medalha Gratidão de Ouro. A honraria medalha bons serviços 20 anos, foi entregue à Sylvio Ronaldo Pinheiro.

Durante o cerimonial, foi dito que existe uma máxima no movimento escoteiro, sendo uma vez escoteiro, sempre escoteiro. Assim sendo, o senhor Paulo Roberto Ogrodovski Marcondes de Albuquerque, foi agraciado com a medalha de gratidão.

O também homenageado da noite foi o diretor presidente de honra do Grupo Escoteiro Iguaçu. Trabalhou na comissão pais e diretoria, sempre interagindo com os demais diretores na busca de melhores condições para a Instituição. A honraria foi entregue ao senhor Jairo de Melo Christ.

Homenagem às mães

É claro que esta tão sublime data, o Dia das Mães, comemorado no dia 12 de maio, não poderia passar em branco. Foi então que o diretor presidente do Grupo Escoteiro Iguaçu, Celso Moreira de Castilho, em um gesto simbólico, homenageou a sua mãe, a Dona Alice, como forma de felicitar as demais mães presente no evento.

Confira alguns dos momentos do evento: