5º Batalhão comemora 107 anos de criação

Unidade de Porto União celebra data desde o dia 10 de abril. Programação se desdobra em maio

·
Atualizado há 9 anos

batalhXXo-livro-portouniao
Lançamento da segunda parte do livro que narra os cem anos de história é um dos destaques da festa. (Foto: Mariana Honesko).

Os 107 anos do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado são lembrados de maneira intensa pelo comando e militares do quartel. Desde o dia 10 de abril, entrega de boinas, Dia da Engenharia e a Semana do Exército, narraram a trajetória da companhia em Porto União.

As atividades, como contou no programa Momento da Educação, da Rádio União, o comandante Franco Azevedo, foi um “pano de fundo” para a grande festa. O aniversário do batalhão é lembrado no dia 5 de maio. “Vamos lançar nos próximos dias o memorial do engenheiro do 5º BEC, onde vamos colocar em exposição viaturas e equipamentos antigos”, antecipa.

Na mostra, estará presente, inclusive, uma ponte móvel usada nos momentos de catástrofe vividos na região e equipamentos que auxiliaram na construção de algumas rodovias. “Isso é para que a sociedade tenha contato e para que nós preservemos isso. O batalhão evoluiu tecnologicamente mas colocamos isso à mostra para preservar nossa história”, sinaliza o comandante. A mostra poderá ser observada no dia 5 de maio. E é neste dia também que, além do lançamento do livro ocorre às 11 horas a formatura, com a entrega do diploma “Amigo do Batalhão”. “Sabemos que o batalhão é amigo da sociedade mas muitos amigos contribuem conosco também. Isso é muito valorizado para nós”, sorri Franco Azevedo. Toda a programação é gratuita, aberta à comunidade.

História preservada

batalhXXo-comandante-portouniao
Comandante Franco Azevedo: parceria com a comunidade nos 107 anos

Debruçam-se sobre a produção de um livro com dois tombos, desde 2011, uma comissão de militares, liderada pelo sargento Sanches. O tenente-coronel Franco Azevedo integra o grupo e apoia a produção. A obra foi editorada no Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv).

O livro narra os bastidores da criação do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, bem como a participação dele na comunidade de Porto União e União da Vitória em mais de um século de história. O lançamento da primeira parte da publicação ocorreu no ano passado.

Conforme Sanches, a obra “5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – 100 Anos de História”, narra a história de criação e organização do 5º BEC. A estrutura é mais lenta e pontuada em datas. A segunda, contudo, promete prender ainda mais a atenção dos leitores. Os capítulos narram – e mostram com imagens – a participação dos militares nos conflitos, revoluções, missões de paz e na construção de estradas.

Serviço

Outras informações sobre a publicação que narra a história do Batalhão, no próprio 5º BEC/Blindado, em Porto União.

 

Programação de Aniversário

Dia 5 de maio

8 horas

Abertura do Batalhão para visitação da comunidade. O memorial estará disponível

10h30

Lançamento do tombo II do livro “5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – 100 Anos de História”

11 horas

Formatura, com entrega do diploma “Amigo do Batalhão”

 

Lançamento do tombo II

A segunda parte da obra “5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – 100 Anos de História”, ocorre no dia 5, às 10h30, na unidade em Porto União. Conforme o comandante, a obra dobrou de tamanho e cópias: de 300 páginas, o livrou pulou para 600 e de 500 exemplares, para mil. “É um livro dinâmico, que trata das estradas que foram construídas pelo Batalhão ao longo do século. Um acervo de mais de mil quilômetros de estrada. Atrevo-me a dizer que muito militar desconhece essa história”, sorri Franco Azevedo.