Técnicos vistoriam Locomotiva 310

Equipe de São Paulo faz diagnóstico sobre condições de tráfego e análise da malha viária. Proposta prevê retorno da Maria Fumaça

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Avaliação deve responder as dúvidas sobre capacidade e custo do retorno das atividades da máquina
Avaliação deve responder as dúvidas sobre capacidade e custo do retorno das atividades da máquina

Durante toda a manhã desta sexta-feira, 30, técnicos de São Paulo trabalharam na análise de toda a estrutura mecânica da Maria Fumaça. Centenária, a Locomotiva 310 deve voltar a funcionar e incrementar o turismo ferroviário nas Cidades Irmãs.

A visita dos profissionais é resultado da intervenção da Secretaria de Turismo de União da Vitória que, conforme o secretário da pasta, está interessada na retomada dos passeios à bordo da Locomotiva. Esta já é a segunda vez que a equipe visita a Estação União e checa, mais de perto, as condições da máquina. “Eles estão fazendo um diagnóstico das condições que a locomotiva precisa para funcionar realmente. Temos a intenção de fazer o passeio, mas precisamos ter condições certas, ver o quanto vamos gastar para colocar a máquina para funcionar novamente”, afirma Luílson Schwartz.

A decisão sobre o assunto deve ficar mais evidente na segunda-feira, 2, quando uma reunião com os técnicos, prefeito Pedro Ivo Ilkiv e empresas interessadas na operacionalização da Maria Fumaça, acontece. O encontro está marcado para às 11 horas, no gabinete municipal. Caso o “martelo seja batido”, a gestão ficará por conta da empresa desde que a máquina permaneça em União da Vitória. “A máquina é daqui. Não temos nenhum outro acordo com outra cidade em tirar a máquina daqui. Ela só vai rodar aqui, em União e em Porto União”, destaca o secretário.

Maria Fumaça pode puxar desenvolvimento

Para os membros do Conselho do Desenvolvimento do Turismo de União da Vitória (Codetur), a colocação da locomotiva a serviço do turismo é a certeza de desenvolvimento. O grupo acredita que a 310 pode ser bem mais útil do que decoração de cartões-postais.