Milho no Monjolo

Odilon Muncinelli

Milho no Monjolo – 3 de Janeiro de 2017

ANO VELHO E ANO NOVO

Ora viva, minha gente! Emplaquei 2017, com a graça do Senhor Nosso Pai e Nosso Guia! Pois é, eu e o meu Clã  – formado pela minha companheira Aldair, meus filhos Gianfranco e Giorgio, meus netos Enzo Luigi, Cicero Domenico, Pietro e Sarah Giulia, as minhas noras Andreia e Flávia – passamos a virada do ano na pequena e aconchegante cidade de Piratuba, em Santa Catarina. Até aí nada de mais, porquanto outras famílias catarinenses e paranaenses fazem isso, anualmente ou até mais amiúde. Ademais, essa pequena cidade está localizada naquele pedaço de terras que pertenceu ao Estado do Paraná e, no dia 20 de outubro de 1916, passou a pertencer ao Estado de Santa Catarina, em razão da assinatura do Acordo de Limites que pôs fim ao Movimento do Contestado, Aliás, a história de Piratuba  começou, em 1910, com a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul e foi elevada a Município em 18 de fevereiro de 1949. Com pouco mais de 5 mil habitantes, impressionou-me o seu bom nível de renda per capita e a sua excelente estrutura turística e hoteleira, com destaque para o Hotel Vila Germânica, com o melhor padrão de atendimento. Por isto, todo e qualquer Município deste País que tem como objetivo promover o turismo (a indústria sem chaminés) deve mirar-se na pequena e pujante Piratuba.

DOIS NOVOS LIVROS

A autora deHarry Potter,K. Rowling anunciou no Twitter que está escrevendo dois novos livros. Em seu perfil oficial, ela confirmou que está trabalhando em uma obra assinada pelo pseudônimo Robert Galbraith — de O chamado do cuco (2013) — e outra que levará seu nome. Nas redes sociais, J.K. Rowling não deu detalhes sobre a história dos novos livros, nem revelou quando serão lançados. O que ela fez questão de deixar claro é que Newt Scamander, personagem de Animais fantásticos e onde habitam, não está em nenhum dos volumes previstos — apenas na continuação de sua saga nos cinemas, que terá outros quatro filmes.

CONCURSO SALIM MIGUEL

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Concurso Salim Miguel da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), competição literária que vai premiar uma obra de ficção inédita na categoria romance em língua portuguesa. O prazo é até o dia 20 de março de 2017. Os concorrentes devem ser nascidos no Brasil ou residentes no País há pelo menos cinco anos.

A ÚLTIMA

A Coluna de hoje é dedicada ao industrial e velho amigo José Nelson Dissenha, um dos fundadores da antiga FACE (Faculdade de Administração e Ciências Econômicas), atualmente, Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória, Paraná; um dos participantes na construção do Regional Hospital de Caridade Nossa Senhora Aparecida e da antiga Escola do SENAI; na Instalação da Diocese de União da Vitória e um dos protetores da Associação Beneficente Lar de Nazaré, Colônia Rio Vermelho, em União da Vitória, Paraná… Enfim, um verdadeiro Mecenas, que, na noite do dia 22 de dezembro passado, “mudou-se para o andar de cima”, aos 83 anos de idade.

Beira do Iguaçu, Janeiro de 2.017

Odilon Muncinelli é Membro da ALVI e do IHGPr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *