28 de Agosto de 2012 – Terça-feira

100 ANOS 1 – Nascido em Palmas (PR), a 10 de agosto de 1912, o tropeiro Waldomiro Ribas comemorou antecipadamente os seus 100 anos de idade e participou de uma cavalgada que refez o Caminho das Tropas, de Palmas a União da Vitória. A caminhada começou em Palmas na manhã do dia 21 (quarta-feira) e terminou em União da Vitória na noite do dia 24 (sábado), no CTG Fronteira da Amizade. Os tropeiros usaram apenas as estradas rurais, as fazendas (onde fizeram os pernoites e as refeições) e um pequeno trecho da BR 153, nas proximidades da cidade. Anotação: O senhor Waldomiro Ribas é o mais antigo criador de gado “Caracu” do País. No ano de 2002, ele marcou presença na inauguração do Monumento à Descoberta do Vau do Rio Iguaçu (1842), em homenagem ao tropeiro Pedro de Siqueira Cortes, o descobridor. (Este texto foi publicado aqui na Coluna Milho no Monjolo, do Jornal O Comércio n.o 4.596, em sua edição do dia 31 de março de 2012, na página 03).

100 ANOS 2 – E, no dia 11 deste mês, com a Celebração em Ação de Graças na Catedral do Senhor Bom Jesus e depois com a recepção no Clube União Recreativo Palmense, em Palmas (PR), o senhor Waldomiro Ribas reviu os seus familiares e os seus inúmeros amigos e assim comemorou efetivamente os seus 100 anos de idade, com muita festa e animação. Afeito à lida desde a sua infância, o senhor Waldomiro Ribas enfrentou e venceu sérios obstáculos e tornou-se “madrinheiro de tropa, peão de tropa, capataz de tropa e tropeiro”. O que representa “Uma História… Uma Vida!…”.

A CASA DA FAMÍLIA AMAZONAS – Na semana passada, dia 22, durante a palestra que proferi para as senhoras da Associação da Faculdade da Terceira Idade (AFATI), o professor Valderlei Garcia Sanches, Diretor da FAFI de união da Vitória, informou que a cessão em comodato (para arquivo histórico e museu) referente à casa da Família Amazonas, situada no Distrito de São Cristóvão, foi rescindida, mediante ofício, pela Instituição de Ensino Superior. E, via de consequência, a referida casa foi devolvida ao Município de União da Vitória porque se trata de um bem tombado ao Patrimônio Municipal. Acrescente-se ainda que a sua restauração é praticamente inviável, técnica e financeiramente.

NOSSA HISTÓRIA – Neste mês de agosto, o programa “Nossa História, “a História contada por quem sabe”, que é produzido e apresentado pela jornalista Zélia Maria Nascimento Sell e Guilherme Nascimento, com pesquisa de Leticia Sell e direção de Adriana Sydor e Paulo Vítola, aos sábados, às 19h e aos domingos, às 8h, na Rádio E-Paraná AM 630 e na Internet no endereço www.e-parana.pr.gov.br, clicando em “rádio am 630 ao vivo”, apresentou uma porção de assuntos importantes e atrativos. Dentre eles: Dia 04/08 –“Mais Mistérios e Lenda de Curitiba”. Dia 11/08 – “História da Aviação e Ufologia”. Dia 18/08 – “Memória Ferroviária”. Dia 25/08 – “Emancipação do Paraná”.

A ÚLTIMA – “Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum”. (Frank A. Clark).

Beira do Iguaçu, Agosto de 2.012